terça-feira, 20 de maio de 2008

Vânia Moreira Diniz


Vânia Moreira Diniz
Escritora, poeta, humanista, pesquisadora.
http://www.vaniadiniz.pro.





Biografia e Obras
Vânia Moreira Diniz é natural do Rio de Janeiro (RJ) - 21/10.
Residente e domiciliada na cidade de Brasília-DF Escritora, Humanista e Pesquisadora, Fundou o Centro de Treinamento de Línguas em Brasília e dirigiu-o durante 10 anos. Formada em Letras com pós graduação em Educação. Palestrante nas áreas de educação, humanas e literária Colaboradora da Revista "Mirante" em Santos e "Estalo" em Belo-Horizonte
Orientadora de teses e monografias


--------------------------------------------------------------------------------

Premiada no Concurso Literário com a obra A Pequena Órfã, patrocinada pela Casa do Novo Autor Ltda. 1999. São Paulo.

Premiada no Concurso Literário com a obra Dedicação, patrocinado pela Casa do Novo Autor Ltda. 2000. São Paulo.

Premiada no Concurso Literário com a obra Uma Expressão de Amor, patrocinado pela Casa do Novo Autor Editora para publicação em dezembro de 2001.

Premiada no Concurso Literário com a obra Exaltação ao Ano Novo, patrocinado pela Editora Litteris. Rio de Janeiro.

Autora das seguintes obras:
http://www.vaniadiniz.pro.br/OBRAS.HTM

Co-autora do livro Manual da Saúde Física e Mental do Servidor Público com o tema
DROGAS: Pesquisa e Contextualização. 1998
Livraria Brasília Jurídica
Lançamento no Hospital Santa Lúcia e Associação Médica de Brasília- no ano de 1998

Romance Laura, da Editora Cia. Projeto Editorial Ltda. 2000.
Lançamento em Brasília no
Esgotado - Preparação para 2ª edição
Lançamento no "Carpe Diem" em Brasilia no ano 2000

Livro Olhos Azuis - Poemas. Edição multimídia em CD. Edição 2001 com 224 poemas. 2001
Pelos Caminhos da Vida - Crônicas e Contos 2005-Editora-ottoni@ottonieditora.com.br
Pelos Caminhos da alma -Poesias 2005-Editora-ottoni@ottonieditora.com.br
Livro Ciganinha- Infanto-juvenil- Editora-ottoni@ottonieditora.com.br

Lançamentos - dia 21 de outubro de 2005 no:
HARTMANN
Café & Livros - Jardim Botânico 585- Rio de Janeiro.
21-10-2005

Disponíveis nas livrarias:
Letra Ativa Editorial - bsbjur@brasiliajuridica.com.br
Livraria Parlamundi-
Sede da LBV Quadra - Sul915/916 Brasília
Tels 32451070 R 218 Brasília Df
Café Com Letras
SCLS 203 sul p Bloco C loja 19 Brasília - DF
cafe.letras@gmail.com
tels: 3322 5070
E no Rio de Janeiro
Livraria Ponte de Tábuas/Hartmann Café
Rua Jardim Botânico 585

Autora dos e-books pela e-B Maytê
Esse Amor que é Nosso - poemas - 2004

Acordes - Poemas 2004

Além do Horizonte- poemas 2005

O caminho a Seguir- Crônicas e contos 2005

Olhos Azuis 2ª edição - poemas 2005
Próximo ebook em andamento: Ciganinha infanto-juvenil 2005

Participante
de 9 antologias
Colunista da Abrali com a Coluna Liberdade, Garganta da Serpente, a, do Portal Comunidade Maytê.
Participante da Equipe Fixa de Blocos online e colaboradora em mais de 10 sites.
Co editora da Revista virtual Poética Social
Possui o site VMD que está entre os site temáticos no Guia da poesia.

Promotora:
Owner do site Vânia Moreira Diniz www.vaniadiniz.pro.br com 800 escritores
Owner e moderadora do grupo de Literatura Vânia Diniz
Owner e moderadora do grupo de pessoas e crianças Especiais
co-fundadora e Co-editora do jornal/ecos- http://www.ferool.info/ecosindex.htm
co-editora da Revista Honoris Causa com Maria Tereza Armonia

Campanhas
de combate à fome promovida pelo site www.vaniadiniz.pro.br
Trabalhos feitos na Periferia de Brasília

Prêmios
http://www.vaniadiniz.pro.br/premios/premios.htm

Blogues:
Afrodite- VMD

Escritos-VMD

Sites
Site Vania Diniz- http://www.vaniadiniz.pro.br

Jornal/ecos- http://www.jornalecos.net

Prosa e verso- www.vaniamdiniz.prosaeverso.com


--------------------------------------------------------------------------------

Minha Vida e a Literatura

Falar de nós mesmos é muito difícil. Difícil e complicado. Porque tudo que dissermos parecerá sempre parcial. Mesmo assim, me arrisco para que saibam um pouco de mim. Nasci no Rio de Janeiro e fui criada em Copacabana, na Rua Barata Ribeiro.

Muito cedo compreendi que era difícil sair através daquele portão e tentar atravessar a rua cheia de carros e de um movimento intenso. Aquela rua significou para o resto de minha vida uma vibração permanente. Ela está aqui a cada gesto que faço, vive nas minhas recordações e está presente em cada minuto da minha vida.

Gostava muito entretanto, desde cedo, de permanecer no bairro carioca da Gávea onde se situava a movimentada casa de meu avô que era advogado, político e escritor. E aquele ambiente lúdico congraçando escritores e políticos dava-me a impressão de mistério e de vida.Transitava com naturalidade entre aqueles adultos famosos e de meia idade que me olhavam com interesse. Isso fazia não só que eu insistisse, como provocava admoestações de meu avô quanto “a ficar com as outras crianças”.

Minha infância não seria a mesma se não existisse esse lugar encantado onde escrevi meus primeiros e infantis textos. Foi lá que desci ao fundo da minha alma para captar as impressões que seriam transformadas em palavras.

Quando aos sete anos comecei a escrever sem conseguir dominar a vontade de fazê-lo, não assimilava que aquilo era mais que um desejo, era na verdade, uma necessidade intensa e intransponível. Debatia-me interiormente, entre esse vício literário e as outras obrigações inadiáveis.

Tal qual o alcoólatra que precisa da bebida para equilibrar-se e sofre da síndrome de abstinência , sentia a angústia apoderar-se de mim quando não podia transpor para o papel o que estava prestes a explodir. Compulsividade absoluta que eu procuro até hoje administrar. Escrever para mim é uma necessidade urgente e insubstituível. Como o oxigênio para a vida do organismo.

Meu avô e meu pai foram os maiores responsáveis pela minha vida literária, pois o incentivo, ensinamentos, amor às letras e o próprio exemplo do que escreviam, valeram-me horas de aprendizado fascinante e integralmente real.

Vânia Moreira Diniz



Outros endereços onde me encontrar na Internet:

http://www.coramaria.com.br/vaniadiniz.htm
http://planeta.terra.com.br/arte/prosapoesiaecia
www.palavreiros.hpg.ig.com.br
www.gargantadaserpente.com
www.prosaepoesia.com.br/parceiros.asp
www.prosaepoesia.com.br/parceiros/vania/perfil.asp
www.usinadeletras.com.br
www.notivaga.com
academialiteraria.com.br/artistas.asp?usuario=143
www.interfriends.com.br/poesias/autor/v/vaniamoreiradiniz.htm
www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/brpoe_brpro/brpoev.htm
www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/brpoe_brpro/brpro022.htm
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/dp/dp000715.htm
www.blocosonline.com.br/literatura/prosa/dp/dp000101.htm
www.navedapalavra.com.br

http://www.mhjalao.hpg.ig.com.br/momentoeterno/momentoeterno.html
http://communities.msn.com.br/claudinhahomepage&naventryid=143
http://luizdeaquino.na-web.net/causa_consequencia.htm
www.versoereverso.hpg.com.br/home/escritoresamigos.htm

2 comentários:

Eliana f.v. - Li Andorinha - disse...

muito gostoso te encontrar aqui
minha querida amiga e Poeta brilhante Vânia Diniz!!!
Sempre um passeio prazeroso ler
teus escritos...Obrigada minha
querida amiga Vaninha...

beijos de bem querer dessa tua
grande fã...Eliana

Cristina Arraes disse...

Vânia Moreira Diniz... Aprendi a admirá-la desde pequena, pois sou sua irmã. É dona de uma sensibilidade incomparável. Apesar de seu imenso talento, volta-se para a divulgação de autores não conhecidos. Jamais deixa alguém seu uma resposta, tendo a capacidade de atingir a alma de cada um, em sua individualidade. É bom, muito bom acompanhar a carreira de Vânia Moreira Diniz, que além de minha irmã, é minha incentivadora e minha patrona.