quinta-feira, 22 de maio de 2008

Luiz de Miranda


Luiz de Miranda nasceu em Uruguaiana, fronteira com a Argentina e Uruguai, sob o signo de Áries, na Rua Aquidaban, no Bairro do Riacho, Rio Grande do Sul, Brasil. Começou a ler em espanhol desde jovem, com livros que comprava na Livraria Sarmiento em Passo de Los Libres, Argentina. Assim conheceu logo Pablo Neruda e Vicente Aleixandre, que depois seriam Prêmio Nobel.

Trabalhou e escreveu em vários orgãos de imprensa: Correio do Povo, Folha da Manhã, Diário de Notícias, Zero Hora, Coojornal, Revista Cultura Contemporânea, Oitenta, Letras de Hoje, Continente Sul/Sur, Academia Rio-Grandense de Letras, em Porto Alegre. Jornal do Brasil, O Globo, Tribuna da Imprensa, Revistas José, Poesia Sempre, no Rio de Janeiro. Suplemento Literário do Estado de São Paulo, Movimento, Revista Escrita, em São Paulo. Suplemento Literário de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Tem sido sucesso de público e de crítica. "Amor de Amar vendeu 1860 exemplares em 2 meses. "Livro dos Meses" vendeu mais 30 mil. "Livro do Pampa", 20 mil. A maioria dos seus livros está com a edição esgotada. “Luiz de Miranda tem a mais extensa obra poética da Língua Portuguesa, com seus 27 livros, num total de 2.411 páginas publicadas” afirmou, em artigo, o ensaísta e escritor prof. dr. José Edíl de Lima Alves.

Luiz de Miranda ganhou o Prêmio de Literatura de 1985, no First Brazilian National Independence Day Street Festival, em Nova York, que todo ano tem programação Especial pela Rede Globo. Na novela da Rede Globo "Mulheres Apaixonadas" teve seus poemas escritos e recitado pelo personagem Fred (Pedro Furtado) que cuidava de uma biblioteca. Ele carregava os poemas de Miranda e mostrava para suas amiguinhas, isto graça ao autor da novela, Manoel Carlos que é um admirador da poesia de Miranda.

Trabalhou como redator em várias agências de publicidade. Foi o idealizador e o primeiro presidente da Associação Gaúcha de Escritores, em 1982, quando sugeriu ao deputado Ruy Carlos Ostermann o nome de Mario Quintana para a Casa de Cultura que iria ser criada no antigo Hotel Majestic. Pediu para introduzir escritores gaúchos nas provas de vestibular em Porto Alegre, ao que foi atendido. Foi Diretor de Cultura de Porto Alegre, em 1986 e idealizou a Secretaria de Cultura de Porto Alegre, desde o plano de governo do prefeito Alceu Collares. Recebeu prêmios nos Estados Unidos, Itália, Paraguai e Panamá. Entre nós, ressalta-se o prêmio Erico Verissimo em 1988, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e o Título Cidadão de Porto Alegre (1997), por votação unânime do vereadores. Foi Coordenador de Projetos Especiais do Governo do Rio Grande do Sul, de 1990 a 1994.

Em 1967, São Paulo, faz Curso de Teatro com Paulo Mendonça e de Recital de Poesia com Paulo Gracindo. Estreia sua peça "Povo, Palavra, Amor, Liberdade",dia primeiro de maio de 1968. A peça foi censurada e retirada de cartaz.

Premiações
• Prêmio Estadual de Poesia (1971)
• Prêmio de Literatura de 1985, do Jornal The Brazilians, de Nova Iorque, no First Brazilian National Independence Day Street Festival.
• Prêmio Expresión Cultural, da República do Panamá (1985).
• Prêmio Excelência en las Americas, do programa de televisão norte-americana Cita con las Américas, de Nova Iorque (1985).
• Recebe Condecoração do Instituto Panameño de Turismo,Panamá, por sua atuação como Diretor de Cultura de Porto Alegre(1986).
• Prêmio Literário Érico Veríssimo, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (1988).
• Prêmio de Poesia 1987, Jornal Kronica e Epatur.
• Prêmio Valores Culturais de las Américas, concedido pelo programa de televisão Cita con las Américas, de Nova Iorque (1988).
• Prêmio Clave de Sol, conferido pelo Clube de Compositores do Rio Grande do Sul (1988).
• Prêmio de Gran Honor a Luiz de Miranda. Al Mayor Poeta Latinoamericano. Gobierno del Alto Paraná, Paraguai (1993).
• Prêmio de Poesia, por Poesia Reunida, Paraguai (1993).
• Prêmio Major Poeta Latinoamericano – Govierno do Alto Paraná, (1993).
• Prêmio Literatura and Family: The Noblest Desire, Bolonha; Itália (1993).
• Livro do Mese recebe o Prêmio Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1993).
• Recebe o Título Cidadão de Porto Alegre (1997), por votação unânime do vereadores.
• Seu livro Solidão Provisória foi considerado, em 1978, o mais importante lançamento da Poesia por Zero Hora e Jornal do Brasil.
• Com Trilogia do Azul, do Mar, da Madrugada e da Ventania ganha o grande Prêmio 2001 da Academia Brasileira de Letras e é finalista do Prêmio Jabuti.
• Prêmio Negrinho do Pastoreio, ao melhor Poeta do Rio Grande do Sul (2005).

Miranda no Guinness Book
O poeta Luiz de Miranda está escrito no Guinness Book por ser o único poeta vivo no mundo com busto em campo de futebol. O trabalho é de Xico Stockinger e está no Estádio do Sá Viana, de Uruguaiana, time em que o poeta jogou. Foi inaugurado em 18 de fevereiro de 2005.

Miranda tem uma longa vida boêmia. Foi nomeado por Lupicínio Rodrigues Secretário da Noite, cargo que mantém até hoje. Nos anos 90, foi padrinho, junto o poeta pernambucano Carlos Penna Filho , do Clube da Farra, um dos mais badalados do páis, em Recife, mas saíram matérias em vários jornais, como a Folha de São Paulo. Tinha os retratos dos poeta nas paredes em lugar de honra.

É autor de "Palavra" parceria com Kleiton Ramil que representa o Brasil no XX Festival Internacional da Canção de Viña del Mar, Chile, 1979. É a única composição de autor gaúcho a representar o Brasil em um Festival Internacional. Vence em novembro de 2004 o 20º Musicanto Sul-Americano de Nativismo em Santa Rosa com a música "Tambor da Minha Terra", parceria com Ernesto Fagundes. Este é considerado o maior festival de música no Rio Grande do Sul e tem como prêmio um carro pálio 0 km.

Miranda participa do evento do Governo do Rio Grande do Sul:
O BRASIL DOS GAÚCHOS, de Agosto a Setembro de 2004 no Rio de Janeiro, no Espaço Cultural do Correio Antigo.

Miranda é eleito o Príncipe dos Poetas Rio-Grandenses pela Casa do Poeta Rio-Grandense onde já era sócio honorário como fora Mario Quintana, seguindo a tradição iniciada em 1916 quando Olavo Bilac deu o título a Zeferino Brasil.

Para o escritor Ary Quintella: "Miranda é o melhor poeta vivo do Brasil". Já o poeta Affonso Romano de Sant'Anna afirma: "Sua poesia é forte, é um verdadeiro "Canto General", de Pablo Neruda, cheio de generosa amizade. A Poesia sopra com a força mítica de Orfeu. Um Orfeu dos Pampas". Luiz de Miranda é verbete da Enciclopédia Biblos da Europa, a pedido da Universidade de Coimbra, Portugal. O texto foi escrito pela Professora Dra. Regina Zilberman.

Em 1987, eleito para a Academia Rio Grandense de Letras. Em 2000, eleito para a Academia Sul-Brasileira de Letras.

É Sócio Honorário do Instituto Simões Lopes Neto.

Os 40 Anos de Poesia de Luiz de Miranda foram comemorados no Brasil,Argentina e Paraguai, de maio a junho de 2007. Miranda foi eleito Membro de Honra do Instituto Literario y Cultural Hispanico de California(USA), que tem na presidência, a poeta Dra. Juana Arancibia, ao lado de Jorge Luis Borges (fundador), Isabel Allende, Ernesto Sábato, entre outros. Foi criado o “Prêmio Binacional, Brasil/Argentina, Poeta Luiz de Miranda” com entrega dia 25 de maio de 2007, na Argentina. Miranda foi Presidente de Honra do III Encuentro Internacional de Literatura del Mercosuul em 8 e 9 de junho no Paraguai. A Revista Alba de América, do Instituto Hispanico, publicou dois poemas do poeta e um artigo de Antonio Olinto, da Academia Brasileira de Letras, em espanhol, no número que saiu em agosto de 2007. Luiz de Miranda escreveu em Uruguaiana, sua terra, "Salve a Argentina", 102 cantos, em louvor à Pátria-irmã, um livro neste sentido inédito no mundo, de 24 de maio a 18 de julho de 2007. Tem ainda, para sair: “Monolítico (Memória que não morre)” ( 280 cantos), “Velas de Portugal” 120 cantos, e está escrevendo “Rio de Janeiro Canto de Amor e Esperança”.

Foi criado em 10 de janeiro de 2007 o Instituto Cultural Poeta Luiz de Miranda -Escola de Poesia e Artes- em Porto Alegre. O primeiro Instituto do Rio Grande do Sul. Membros de Honra de fora do Estado; Ferreira Gullar, Gerardo Mello Mourão, Lygia Fagundes Telles,Ivan Junqueira, Antonio Carlos Sechim, Affonso Romano de Sant'Anna, Lêdo ivo, Antonio Olinto,Nélida Piñon e Juana Arancebia. Padrinho; Moacyr Scliar e mais de dezenas de todos os gêneros das Artes daqui e do exterior, todos Artistas, como Alceu Valença, Tabajara Ruas, Ivan Lins , Renato Borghetti, Cadica Costa, Sérgio Faraco, Geraldo Flach, Washington Benavides(Uruguai), Perfecto Cuadrado(Espanha),Patricia da Luz e Claudio Bustos(Paraguai), Carlos Fajardo(Colombia), Vergilio Lemus(Cuba), entre tantos outros.

Luiz de Miranda participou da Luta Armada contra a Ditadura Militar. Foi perseguido por muito tempo. Teve duas prisões. Recebeu Indenização Máxima do governo do estado do Rio Grande do Sul pelas prisões e torturas.

Para o amigo Miranda de Alceu Valença, diretamente de Serrambi, litoral de Pernambuco-03/01/2007.

Eu tenho um amigo
De longas datas
Que varou comigo
Tantas madrugadas

Amigo da rua
Amigo da casa
Amigo da praia
Amigo de amigos

Amigo da lua
Poeta noturno
Amigo do Luna
Bar do Leblon

Eu tenho um amigo
De longas datas
Amante do vinho
Conhaque cachaça
De moças bonitas
De prosa e poesia
Amigo da noite
Amigo do dia

Eu tenho um amigo
Dos anos 70
Dos anos de chumbo
Que morou no Rio
E um dia sumiu
Talvez para o Sul
Seu nome é Luiz
Luiz de Miranda
Poeta dos Pampas
Que ama o Brasil
E a palavra azul








Caixa Postal - 10724
CEP - 90001-970
Fone - (51) 32094891 ou 9179-4891
Porto Alegre - RS - Brasil
luizdemiranda@terra.com.br

Nenhum comentário: