sábado, 24 de maio de 2008

Fabrício Carpi Nejar


Biografia de um poeta com a intromissão do autor

1972 - Nasce Fabrício Carpi Nejar, em Caxias do Sul, o terceiro dos quatro filhos de Maria Carpi e Carlos Nejar. Na infância, pouca coisa sobra além da imaginação. Os pais relatam fatos e proezas, mas somente concordamos por educação, acenando a cabeça. Tudo o que eu posso dizer não é minha mentira, mas mentira herdada. Sei que me perdi em um cemitério de Guaporé, terra de meus avós maternos. Estava explorando uma cova vazia. Minha mãe me encontrou, desesperada. Eu gritei, segundo fontes familiares: "aqui não tem mais ninguém, esse se mandou" .
Leonida, meu avô, era um italiano que se naturalizou brasileiro. Violinista, largou Reggio Emilia doente por um grande amor e se curou no Brasil com outro grande amor, Elisa. Deixou de tocar. Sua asma substituiu o violino.

1974 - Passa a morar em Porto Alegre, na avenida Corte Real. Era uma casa branca, de esquina, dois andares e outros degraus informais com o barulho da chuva. Eu me acostumei com minha estranheza, depois de anos de convivência. Achava-me um simpático desajeitado. Lembro que numa fila de autógrafos, um senhor comentava sobre um tal de Carpinejar, dizendo: " quando pequeno, ele era feio como uma assombração". Como eu não era bonito mesmo, isso me deu coragem. Não tinha nada a perder.

1979 - Muda de residência para rua Lageado, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, onde vive até os 20 anos. Ingressa na Escola Municipal Imperatriz Leopoldina, a três quadras de casa. Vestimentas da época: botas ortopédicas, calças com remendos de couro nos joelhos, camisas xadrez. Os pais tinham a mania de vestir eu e o Miguel com as mesmas roupas. Forçavam gêmeos. O primeiro ano na escola foi difícil. A professora informou que não iria me alfabetizar. Durante seis meses, tirei D no ditado. Chorava em cima do telhado de casa. Um dia o papel secou e comecei a entender as palavras. Até hoje não sei se elas me escutam. Na escola, nenhum menino tinha bola de futebol . Jogávamos com uma pedra no recreio. Algo bizarro, romano, mas todo mundo comemorava o barulho da lasca no fundo do gol. Falava torto, sem o erre. Continuo falando torto, mas com o erre. Recebi tudo o que é apelido. Não confesso. Meu irmão Rodrigo me convenceu a enterrar meus bonecos no jardim. Prometeu que eles voltariam com cabelos compridos e unhas afiadas. Minha avó Elisa faleceu. Fiz o meu primeiro poema, que terminou figurando no convite de enterro.

1981 - Carlos Nejar se separa de Maria Carpi. Durante a ausência da figura paterna, eu conversava com as roupas de seu armário. Tanto que Nejar escreveu um poema em "Os viventes", perguntando: "O que procurava em minhas roupas, o instinto de me sobreviver?" Vinte anos depois, respondia com versos de "Um terno de pássaros ao sul". A mãe cuida dos quatro filhos, é aprovada em concurso na Defensoria Pública e dá aulas na PUC.

1987 - Ingressa no Colégio Aplicação, onde realiza o 2º Grau. O Parque da Redenção é meu refúgio. Nunca me esqueço de um porre que tomei nos quinze anos de uma colega. Às amigas, pago resgate pelas cartas de amor que escrevi durante esse período. Fase dos cursos que não me profissionalizaram como desenho e datilografia.

1990 - É aprovado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursa Jornalismo. Publica seu primeiro poema na revista experimental da Fabico. Maria Carpi se lança como poeta com Nos Gerais da Dor. A leitura de sua obra me fez sair definitivamente da adolescência.

1994 - Nasce sua primeira filha, Mariana, do seu namoro com Géssica. Quando pequena, minha menina me perguntou ao comer um cacho de uvas: "onde é o começo da mordida?" Ela ainda espera uma resposta.

1995 - Forma-se em Jornalismo e começa a trabalhar na imprensa. Senti que a vida é mais complicada do que a minha letra.

1996 - Casa com Ana Lúcia. Os olhos egípcios dela têm gosto de amoras.

1998 - Publica seu primeiro livro, As Solas do Sol, pela editora Bertrand Brasil, em convênio com a Fundação Biblioteca Nacional. Une seus sobrenomes e passa a assinar Carpinejar. Mudei o nome para não desonrar a família.

1999 - Recebe o Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores e é finalista do Prêmio Açorianos.

2000 - Publica Um terno de pássaros ao sul, livro que recebe o Prêmio Destaque Literário da 46ª Feira do Livro de Porto Alegre. Ingressa no mestrado em Literatura Brasileira, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2001 - Recebe o Prêmio Açorianos de Literatura, e Marengo D' Oro (Itália). Publica Terceira Sede.

2002 - Recebe o Prêmio Cecília Meireles, da União Brasileira de Escritores, e Açorianos de Literatura. Defende dissertação e conclui o Mestrado, com estudo sobre A Teologia do Traste na poesia de Manoel de Barros, em contraposição à Psicologia da Composição de João Cabral. Publica Biografia de uma árvore. Nasce Vicente, seu segundo filho. Ele tem a serenidade adulta. Olha com a boca.

2003 - Prêmio Nacional Olavo Bilac 2003, da Academia Brasileira de Letras, com Biografia de uma árvore, escolhido o melhor livro de poesia de 2002.

Nenhum comentário: