sexta-feira, 13 de junho de 2008

Auri Antônio Sudati


Auri Antônio Sudati
nasceu em Nova Esperança do Sul - RS, em 27 de novembro de 1949. Filho de Orélio Sudati(in memoriam) e de Ana Cogo Sudati.
Em 1957, transferiu-se para São Francisco de Assis - RS, onde cursou o primário, o ginásio e o científico. Em 1970, foi para Uruguaiana - RS, onde cursou LETRAS na FAFIUR (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uruguaiana) e, depois Pós-Graduação em Teoria da Literatura, na mesma FAFIUR. Em 1976, mudou-se para Santiago - RS, cidade em que residiu por 25 anos, tendo lecionado na Escola Estadual Lucas Araújo de Oliveira, na Escola Estadual Prof. Isaías, na FAFIS (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santiago) e na Escola Estadual Thomás Fortes. Em 2002, transferiu-se para Santa Maria, passando a lecionar no Colégio Estadual Manoel Ribas (MANECO).
Desde pequeno, mostrou gosto pela leitura e pela elaboração de textos em prosa e versos, tendo, ao longo de sua trajetória, recebido vários prêmios literários.
A CULTURA é algo marcante em sua vida: atuou por oito gestões no Centro Cultural Aureliano de Figueiredo Pinto, em Santiago, não só como Diretor do Departamento de Literatura, como também Apoio Cultural da Biblioteca Pública Municipal Melvin Jones, tendo desenvolvido atividades significativas: Manhãs do Folclore, Chá Literário, Tardes Literárias, Mostra Itinerante de Poetas e Escritores de Santiago, etc.
Foi o Patrono da Feira Municipal da Feira do Livro de São Francisco de Assis, em 1998 e, neste ano de 2003, Patrono da 8ª Feira Municipal do Livro de Santiago.
Em Santiago, recebeu homenagens significativas, como: "1º Calçadão do Autor Presente", 1989; "Escritor homenageado da Semana da Pátria", 1997; "Professor Destaque", 1997; "Escritor Destaque", 1998, entre outras.
É casado com a professora Clionice Lizete Haigert Sudati e tem dois filhos: o Igor e a Jéssie. Tem quatro irmãos: Luis Carlos, Diva Terezinha, Oneci Pedro e Ana Maria.
As grandes influências em sua vida foram: Manuel Bandeira, Lúcio Cardoso, William Wordsworth e o conjunto Os Beatles.
É devoto do Padre Réus. É gremista. Gosta de música, leitura, viagens; ainda, gosta de cultivar boas amizades e é um apaixonado pela natureza.
Editou oito livros e tem participado de cerca de 35 Antologias, com poemas, contos e crônicas.
Atividades atuais: colunista do jornal "Folha Regional" de Santiago; integrante da equipe editorial do jornal literário Letras Santiaguenses, com os escritores Aldacir Fiorenza Couto e Zé Lir Madalosso. Em Santa Maria, onde reside atualmente, é integrante da Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM), da Cooperativa de Escritores (COOESC) e é expositor do Brique da Estação. Além disso, realiza, há mais de 20 anos, palestras sobre "A Importância da Leitura".






Obras Editadas









A Nova Fábrica de Historinhas, Gráfica Editora Pallotti, Santa Maria - RS, 2003.








O Dinheiro Sumiu. Editora A Notícia, São Luiz Gonzaga - RS, 2000. Em parceria com Z é Lir Madalosso.



Poemas da Caixinha Azul. Gráfica Uruguaianense, Uruguaiana - RS, 1999.







A Tigela Mágica. Grupo Editorial Expressão, Santiago - RS, 1997.





Poesia Criança. Gráfica União, Santiago - RS, 1996.

José Parafuso e o Intruso. Gráfica Editora Pallotti, Santa Maria - RS, 1983.
A Corujinha Indiscreta, Gráfica Editora Pallotti, Santa Maria - RS, 1981.
A Grande Fábrica de Historinhas, Gráfica Editora Pallotti, Santa Maria - RS, 1980.
Próxima Obra: "Poemas do Mundo da Criança".

Um comentário:

NEIDA ROCHA disse...

Olá Auri:
Foi um prazer conhecer um pouco da tua vida e te agradecer pela bela revista que apoia e divulga os escritores contemporâneos.
Parabéns pela tua tragetória.