sexta-feira, 13 de junho de 2008

120 ANOS DE FERNANDO PESSOA


120 ANOS DE FERNANDO PESSOA
Passam-se hoje 120 anos sobre o nascimento do mestre Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa um dos espoentes máximos do modernismo no século XX, considerava-se a si mesmo um «nacionalista místico». (sic)
O Grupo Ecos da Poesia tem vindo a reunir desde Janeiro participações de poetas e escritores que responderam ao nosso apelo para uma homenagem a Fernando Pessoa.
Editou inclusive nas suas "Letras da Pintura" uma homenagem ao mestre baseado num quadro doutro grande mestre actual das artes brasileiras, o Eng. Celito Medeiros e que teve a participação de 79 poetas luso-brasileiros e de poetas de lingua castelhana.
Nesta edição comemorativa que apresentamos hoje poderá ver tambem participações individuais do Dr Armando Figueiredo de Portugal, poeta, escritor, ensaísta, cronista, no seu magnifico ensaio, Fernando Pessoa, tocador de lira, a um diálogo entre Fernando Pessoa e Álvaro de Campos apresentado pela grande investigadora de Fernando Pessoa, a Drª Teresa Rita Lopes, o poema Liberdade de Fernando Pessoa com um texto explicativo publicado pela grande divulgadora e poeta brasileira Rosangela Aliberti, um magnifico dueto com Fernando Pessoa da poeta brasileira Nelim Monti, uma belissima homenagem a Fernando Pessoa acontecida no "Martinho da Arcada" pela poeta, escritora, ensaista, tradutora, declamadora Carmo Vasconcelos. Desta poeta também poderá ouvir uma espectacular declamação de "O Mostrengo". A famosa escritora e poeta portuguesa da actualidade Eng.ª Maria Adelina Velho da Palma traz-nos a sua opinião sobre Fernando Pessoa e "As Últimas Horas de Fernando Pessoa" são-nos muito bem apresentadas em poema pelo famoso poeta português Abílio Henriques assim como um magnifico acrostico.
Poderá ouvir também declamações dos saudosos Mário Viegas e João Villarret de Portugal assim como do saudosista recente do Brasil, Paulo Autran. Uma declamação do poeta, escritor, musico, maestro, instrumentista, historiador, filosofo, Dr. Frassino Machado, Portugal, de "O Mostrengo" acontecido na Expo/98 em Lisboa perante milhares de pessoas.
Tudo isto o Grupo Ecos da Poesia, reuniu para si numa singela homenagem ao maior ícone do seculo XX, Fernando Pessoa.
Visite-nos em:
http://ecosdapoesia.net/fernando_pessoa/index.htm

Nenhum comentário: