sábado, 10 de maio de 2008

SANTANDER CULTURA

-->
O Santander tem como principal missão criar valor para todos aqueles com que se relaciona. E nada simboliza melhor a capacidade humana para criar valor do que a cultura. O Santander Cultural é a retribuição do Santander à calorosa acolhida e a confiança que recebeu dos brasileiros, em geral, e dos gaúchos, em particular. Seu principal objetivo é projetar a cultura a partir do Rio Grande do Sul e ampliar o acesso dos diversos segmentos do público à produção cultural contemporânea nacional e internacional. Um pólo de intercâmbio com outras instituições, promove a integração da região ao circuito global das artes. Espaço sem fronteiras entre o local, o nacional e o global, o artístico e o lúdico, o popular e o erudito, o tradicional e o contemporâneo, o Santander Cultural irá gerar, pensar e exibir fatos culturais que rompam limites.


O Santander Cultural articula, integra, documenta e difunde a arte contemporânea produzida no Rio Grande do Sul, contextualizando-a e projetando-a no cenário nacional e internacional. Também traz a Porto Alegre exemplos significativos de outras produções do País e do Exterior capazes de dialogar e fertilizar o meio cultural gaúcho, revelando tendências e propondo extensões temáticas para outras áreas de atuação.

A sala de cinema do Santander Cultural é difusora da produção multicultural de qualidade não coberta pelos circuitos comerciais. Abrange a produção dos cinemas brasileiro, europeu, oriental, latino-americano e norte-americano independente. Em parceria com a Casa de Cinema de Porto Alegre, apresenta uma programação diária e regular de alto nível e promove ciclos e mostras em consonância com a temática do Santander Cultural.

A programação musical do Santander Cultural prioriza atividades inéditas e exclusivas, mesclando estilos, gêneros e tendências. Atua como catalisador e difusor da nova música gaúcha pelo intercâmbio entre a produção local, a nacional e a global. Interagindo com a programação das demais áreas artísticas, apresenta shows e concertos diferenciados, especialmente para um público que busca novas sonoridades e novos estímulos como base para discussões estéticas, técnicas e de conteúdo.
A programação do Santander Cultural também é pontuada por seminários, debates, palestras e cursos especialmente organizados, de acordo com os eixos temáticos das atividades principais. Sempre que possível, os conteúdos produzidos serão disponibilizados pela Internet.

Nenhum comentário: