sábado, 10 de maio de 2008

CYRO MARTINS 100 ANOS -HOMENAGENS

2008 - CYRO MARTINS 100 ANOSNotícias - Homenagens
Sérgio Faraco, premiado escritor e tradutor sul-rio-grandense, presta sua homenagem com uma história lembrando Cyro Martins, comovente e curiosa ...
Dr. José Luiz Petrucci, Membro Titular e Analista Didata da SBP de PA , “pensando na importância desta figura ímpar para a literatura, para a medicina e sobretudo, para a psicanálise”, envia texto de sua autoria, escrito a convite da SBPRJ, para introduzir o debate de tema-livre apresentado por Cyro Martins, no XI Congresso Brasileiro de Psicanálise (Gramado, RS, em 1987).
Dr. Luiz Alberto Soares, presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES, anuncia a instituição de"2008 ano litero-cultural Dr. CYRO MARTINS", com programação de Palestra no Museu da Medicina do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, possível evento em Quaraí, além de divulgação no Jornal Virtual da SOBRAMES no Jornal Vittual da SOBRAMES
A Sociedade Brasileira de Neuropsicologia envia cumprimentos pelo Ano Cyro Martins, ressaltando que o homenageado “ foi um precursor da moderna Neuropsicologia, pois fez formação em Neurologia e posteriormente dedicou-se à Psiquiatria. Ou seja, buscou bases orgânicas nas alterações dos estados mentais”. Informam, outrossim, que publicarão em seu Boletim Informativo resenha sobre atuação médica de Cyro Martins.
Omar de Barros Filho, jornalista da Laser Press Comunicação e do jornal virtual ViaPolitica, quando editor do jornal Versus (São Paulo), na década de 70, pediu para Cyro Martins escrever sobre fotografias de idosos. Cyro redigiu uma crônica a partir de cópias das fotosenviadas. Sabendo das comemorações do centenário, Barros resolveu agora republicar o material guardado:”uma forma singela de homenageá-lo”. Assim, divulgou texto - Essa aventura ... a velhice - e fotos no site www.viapolitica.com.br, os quais transcrevemos em ACHADOS.
A economia não é tudo, o título de entrevista de Cyro Martins à revista Amanhã, em junho de 1994, na qual salienta que “uma das dificuldades do ser humano é desfazer-se das ilusões” e que “o perigo da regressão é uma ameaça contínua aos indivíduos e às sociedades”. Leia a íntegra desse outro ACHADO.
Abrão Slavutzky lembra Cyro Martins quando observa que "temos o dever da memória com os que enriqueceram a sociedade com a solidariedade e a compaixão".
Jaqueline Rosa da Cunha, Doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS, bolsista trabalhando no levantamento da fortuna crítica de e sobre Cyro Martins dá seu depoimento sobre essa pesquisa
Porteira fechada, 2º. vol. da Trilogia do gaúcho a pé, está na lista de livros para o vestibular da UFRGS de 2009. Leia a respeito da obra.


HOMENAGEM A CYRO MARTINS

VERA SALBEGO


Dos pagos gaúchos
Nasce um menino
Chamado Cyro.
Na cidade de Quarai


Garoto ainda vai.
Para a escola na capital.
Para aperfeiçoar-se nos estudos.
E delas tirar proveito
Para saciar a vontade
De escrever.

Cyro, filho de fazendeiros
Que cresceu entre a relva
E a vida campestre.
Evolui na capital.
Com entusiasmo da juventude.
Quis ir para a guerra.
Com o impulso do momento.
Mas, sua família não permitiu.

Estudou medicina.
Assim, começou sua jornada
Neste mundo abstrato de mentes humanas.
Do sentimento nasce um escritor.
Que escreve seus contos
Nos recantos da vida.

Sua fala mansa, seu jeito simples de ser.
Deixa sua marca na história da literatura gaúcha.
Finalmente presto aqui minha homenagem
A este nobre escritor.
Que fez do sonho de um garoto.
A realidade de sua vida.


Homenagem ao grande escritor Cyro Martins no ano de seu Centenário 2008.Para saber mais sobre o escritor.www.celpcyro.org.br

Nenhum comentário: