sexta-feira, 9 de maio de 2008

História de Vida: Antonio Paulo Filomeno

Antonio Paulo Filomeno, nasceu em Laguna, pequena cidade praiana 100 km ao sul de Florianópolis, Santa Catarina, em 20 de janeiro de 1946. Veio para Brasília em 1966 a convite do primo médico, e aqui concluiu o curso científico no colégio Elefante Branco(CEMEB). Aprovado em exames vestibulares iniciou o curso médico na Faculdade de Ciências de Saúde
da Universidade de Brasília em 1967. Concluindo-o em 1972. Completou a residência médica no 1º Hospital Distrital de Brasília e em 1976 obteve o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Ocupou o cargo de Diretor do Serviço Médico do Ministério de Industria e do Comércio e do Hospital Santa Lúcia em Brasília. Foi um dos fundadores do Departamento de Cardiogeriatria Nacional, vinculado à Sociedade Brasileira de Cardiologia. Exerceu diversos cargos na direção da Sociedade de Cardiologia de Brasília. É conselheiro honorário das Aldeias SOS Kindendorf Internacional, entidade filantrópica voltada ao menor abandonado. Publicou diversos trabalhos científicos em revistas nacionais e estrangeiras.
Detentor dos seguintes títulos e laureas: Pioneiro de Brasília; Comenda Centenária J.K.; Destaque Profissional ano 2000 concedido pelo Rotary Internacional; Cidadão Honorário de Brasília concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal; Revelação/Destaque Cardiológico 2003 concedido pelo Centro de Estudos do Hospital Santa Lúcia.
É membro da Academia de Medicina de Brasília e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores(SOBRAMES). Atualmente trabalha no Hospital Santa Lúcia e dirige o Centro de Estudos daquela entidade.
Em 1993, iniciou sua carreira literária partindo de uma idéia concebida anos atrás: escrever uma trilogia composta por memórias e histórias. Publicou em 1995 o livro “De Laguna a Brasília” onde narrava a saga de um menino de classe média baixa, e sua trajetória desde Laguna, Santa Catarina, terra da heroína Anita Garibaldi, até o desfecho na “Capital da Esperança”, a Brasília de todos nós.
A obra conta as aventuras e diabruras de um jovem em seu mundo inocente. É um relato sincero, saudoso e fiel de quem já partiu para conquistar seus sonhos mas deixou sólidas raízes em sua terra natal.
Escondido sob o manto memorialístico, descobre-se um painel rico em hábitos, cultura e histórias de uma fase pré-televisiva e pré-informatizada, comum às gerações dos anos 50 e 60, onde a criatividade, o romantismo e o espírito de aventura eram, não uma opção, mas um estilo de vida.
A segunda parte da Triologia
De Laguna a Brasília - Volume II, aborda a vida do autor já em terra candanga. As dificuldades de um jovem estudante sem recursos, as agruras do vestibular, a vida universitária com seus desafios e conquistas. Conhece a fome e o desespero. A Universidade de Brasília e a repressão militar roubam alguns de seus amigos mais queridos. O livro será lançado em Setembro deste ano
A terceira obra da Triologia
A mais difícil e sofrida porém seguramente a mais rica. Deverá ser escrita ao longo dos próximos cinco ou dez anos. Uma obra da maturidade, quando o tempo já tiver atenuado as ilusões e ressaltado a sabedoria.
Para tanto, o autor espera passar por uma grande revolução que o possibilitará achar os caminhos da verdade e da felicidade, que em última análise consiste no grande objetivo do ser humano.
Esta busca começa dentro de si mesmo e não em alguma religião ou ensinamento filosófico já estabelecido, tendo o amor em sua plenitude como objetivo maior. A meta portanto é conseguir, passado um tempo, incerto ainda, uma perspectiva filosófica profunda de vida, que possibilitará assim deixar aos familiares, amigos e pacientes ensinamentos úteis para suas existências. Para tanto o autor pretende, despojado de bens materiais, trilhar o caminho da humildade e da pobreza, tendo a paciência, a fé e o amor como armas infalíveis nessa busca.
Brasília, Março 2004

Nenhum comentário: