sábado, 17 de maio de 2008

Odete Ronchi Baltazar


Odete Ronchi Baltazar



Rio Maina das minhas lembranças




Como é doído voltarmos ao lugar em que passamos a infância depois de alguns anos e ver que tudo mudou e nada está como em nossa memória!

É claro que o progresso chega em todo lugar e isso é mais do que esperado, mas o sentimento que me assombrou tomou-me de supetão e me deixou com um nó garganta foi ver que não havia mais a casa em que morei durante tantos anos como pensava que a veria quando voltei ao Rio Maina.

Eu a tinha ainda gravada na memória com seu pequeno jardim, a varanda, as janelas azuis, o quintal grande, o mato atrás de casa, o pomar. Eu ainda corria por todos aqueles lugares e, de repente, vi no lugar da minha casa, uma loja de bicicletas. Mas como? Tive que piscar várias vezes e sair do transe hipnótico em que fiquei.

Fiquei perdida. Já não conseguia atinar com a vizinhança.

Onde meu balanço na árvore antiga? Onde a dona Rosa, nossa vizinha de porta? Dona Ester? A padaria do tio Zidoro? A oficina? A figueira onde eu ficava esperando o ônibus para ir ao colégio? E o prédio da minha nona? E os meus primos? O Toninho? O Tite? O Nené...
Onde todos da minha infância?

Eu fiquei suspensa como num filme, em stand by, naqueles dias de escola, de uniforme de pregas azul marinho, com as amigas a tagarelar pela rua do cine Guarani ou da casa de ferragens, da venda do seu Artur... A estrada de paralelepípedo... E o som dos meus passos no passado se aquietaram.
Todos perdidos no avançar inexorável dos anos.

Eu também havia mudado. Mudei de casa, de cidade. Mudei-me no mundo. Como é que eu queria que ficassem esperando sentados por mim?

É que a menina que queria sua infância de volta, continua a mesma...


(17 de maio/2008)
CooJornal no 581


--------------------------------------------------------------------------------

Odete Ronchi Baltazar,
escritora e poeta
Florianópolis - SC
odeterb@terra.com.br

Nenhum comentário: