domingo, 22 de junho de 2008

Edinara Leão


Edinara Leão escreveu Minhas faces (1990), (a)mostragem (2000) Fragmentos e Quando sopram os trigais (2005) e Estética e transcendência em O estudante empírico, de Cecília Meireles (2007). Nasceu em 30 de outubro de 1968. Escreve desde os 12 anos, participa de mais de oitenta coletâneas. Possui doze troféus literários. Foi “Escritora do ano” três vezes em São Luiz Gonzaga. Mestra pela UPF e doutoranda em Estudos Literários pela UFSM. Reside em Santa Maria. É mãe de Mirela, Pablo, Pâmela e Pedro. Recebeu o 2º lugar no concurso “Com a palavra, os professores do Brasil”. Idealizou e coordena o Movimento virArte.

e-mail: edinaraleao@yahoo.com.br

blog: http://edinaraleao.blogspot.com/

site: http://br.geocities.com/ruidosdegarca



Caminhos de mim





A presença

que me inquieta o peito

é nesga de luz

diluída,

clareira partida,

canção abandonada

à volúpia íngreme do ar,

ácida bebida

a evaporar-se magia,

engano e tempo,

fumaça fluida

plantada nas têmporas do caos,

olhos de infância

lapidação,

dilaceração

maceração

e depuração

– lança!



caminhos de mim

já tão esquecida de voltar...





Edinara Lão

Santa Maria/RS







Garça



Edinara Leão



Silêncio e rio

crateras

e o vento venta

sombras da canção.



Rios de tábua

no sem mar

agrura e tapera

fogo e adeus.



O livro evapora

o sangue das águas.

Mãe-solidão.



Serpes vergam

a terra

e a brisa

sacode o ar.



- ânsia de mulher



Motivos ao relento

zombam e ferem

caminhos de desamados

versos em torpor.



Universos pela metade

giro dos astros

corpos celestes

montanha alada.



Desmetaforizada, a garça

atavia a terra

no perdido rastro

parto e sol(i)dão.



Precaução

perder tempo

comigo

é

perder-se

em mim,



(arriscas?)



As janelas são altas

e não há

porta.



Cosmogonia

Em uma noite,

minha cosmogonia.



o resto,

reiteração

opaca



(Vai-te,

então.)



Cercania

Falta espaço

falta espaç

falta

espaço

( – espaço!)

falta...

falta.



(não cabes

em meu hemisfério-ser,

deves partir...)

Nenhum comentário: