segunda-feira, 23 de junho de 2008

DILAN CAMARGO


Biografia


Nome: DILAN DEIBAL D'ORNELLAS CAMARGO

Nome literário: DILAN CAMARGO

Nascido em Itaqui, em 31/12/48. Viveu a sua infância em Uruguaiana e atualmente reside em Porto Alegre, no RS, Brasil. Tem três filhas: Graziela, Letícia e Tamara.

Sua formação primária foi no Grupo Escolar Reighantz e no Grupo Escolar Júlio de Castilhos, em Uruguaiana.

Sua formação secundária se deu no Colégio Sant'Ana -Escola Marista, em Uruguaiana. Nessa época criou, junto com amigos, um programa semanal na Rádio São Miguel de Uruguaiana, chamado Gente Nova. Fundou também o jornal Gente Nova, com a publicação de vários números, e com circulação entre os jovens secundaristas.

É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela UFSM, formado em 1972. Durante o período na universidade, foi alfabetizador de adultos, militou no Movimento Estudantil, tendo sido Presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito, e no Movimento de Jovens da Igreja Católica, tendo sido criador, junto com outros, da Escola da Juventude, na Diocese de Santa Maria, com a formação em Liderança, de várias turmas de jovens.

Fez especialização em Direito e Desenvolvimento pela PUC/RJ, em 1973/74. Nessa época, participou da fundação e foi o primeiro presidente da Associação de Pós-Graduação da PUC/RJ, tendo também criado a sua revista, na qual publicou artigos. Participou e publicou artigos no Semanário Por quê ?, encartado no Jornal Tribuna da Imprensa, que fazia oposição à Ditadura. Participou ainda da Expoesia I, organizada pelo Curso de Letras da PUC/RJ.

É Mestre em Ciências Política,UFRGS, 1983, com uma dissertação sobre o Estado Novo no Rio Grande do Sul, tendo recebido distinção máxima da Banca Examinadora.

Atividade Profissional no magistério:

• Ensino Médio, Colégio Santa Maria - Escola Marista, professor, em 1972.Colégio Anchieta, Porto Alegre, professor de 1976 / 1979.

• Ensino Universitário, UNISINOS, São Leopoldo, professor de Direito Constitucional -Graduação e Pós-Graduação, de 1987 /1992.Também desempenhou atividades docentes, de orientação de Trabalhos de Conclusão e Integrou Bancas Examinadoras. Na graduação lecionou as disciplinas de Direito Constitucional I,II e III. Na pós-graduação, no curso de Direito Político, lecionou a disciplina de Análise Política das Constituições Brasileiras no período de 1984/1991.

• Trabalhou na Assembléia Legislativa do Estado-RS como Assessor Superior, de 1974/2002, desenvolvendo atividades de assessoramento técnico com a elaboração de estudos, análises, projetos de lei e pareceres.Foi Sub - secretário da Cultura do Estado - RS de 2002-2003. Atualmente é secretário da Escola no NEEJA - Menino Deus.

• Em suas atividades culturais, foi membro do Conselho Estadual de Cultura, Presidente e Secretário Geral do mesmo. Fundador, ex-presidente, ex-secretário-geral, e sócio da Associação Gaúcha de Escritores. Representou a entidade em Congressos de Escritores no Brasil e Exterior.Presidente da Associação Prêmio Cyro Martins. Criou e Coordenou a Oficina de Poesia do Instituto Fernando Pessoa, desenvolvendo atividades de orientação na leitura, interpretação e criação de textos de poesias.

Publicou:

Poesia

*Em mãos - antologia de poesia-Ed.Lume.PoA/RS-1976

*Na mesma Voz - Ed .Palmares. .Santa Maria/RS-1981

*Sopro nos Poros - Ed.Tchê.PoA/RS-1985

*Rebanho de Pedras - Pref. Municipal POA/RS-1990.

*Eu pessoa, pessoa eu.- Antologia I e II.Organizador.Ed.Instituto Fernando Pessoa.PoA/RS-1996/1997.

*Poesia e Cidade - Antologia.Organizador.Ed.Associação Gaúcha de Escritores & Pref. Municipal de POA/RS-1997.

*O tempo começa no coração - Antologia. Organizador. Ed.Uniprom&Inst.Fernando Pessoa.POA/RS-1999.

*A fala de Adão - Ed. Mercado Aberto.PoA,/RS-2000.

*Antologia do Sul - Poetas Contemporâneos do RS- Organizador- Ed. Assembléia Legislativa do Estado. POA/RS –2001.

*Coletânea da Poesia Gaúcha do RS - Ed. Assembléia Legislativa - POA/2005.

Poesia Infantil

*O Embrulho do Getúlio. Ed. Mercado Aberto.POA/RS-1989

*O Vampiro Argemiro.Ed.Projeto.POA/RS-1993 - Prêmio Henrique Bertaso da CRL.

* Poesia Fora da Estante.Antologia de poesia infantil. Organizadoras: Cissa Jacoby, Simone Assunção, Vera Aguiar.Ed.Projeto.PoA/RS-1995. Prêmio APCA.

*Bamboletras.Ed.Projeto.PoA/RS-1998

* A Galera Tagarela.Ed.UFPF/RS-2003

*O Embrulho do Getúlio. Reeditado pela Ed.Scipioni/2004

*BrinCRiar.Ed Projeto.PoA/RS-2007

Teatro

*A Casa da Suplicação - Encenada em Porto Alegre com Direção de Carlos Carvalho.

*A Oitava Praga - Premiada pelo Concurso de Dramaturgia da Prefeitura de São José dos Campos - SP

Letrista

Como letrista tem participado intensamente dos festivais de música nativista e popular do Estado, e do país, como compositor e jurado.

Junto com diversos parceiros, venceu os principais festivais do Rio Grande do Sul, tendo também recebido vários prêmios de "Melhor Letra". Entre esses festivais, estão o Musicanto Sul-Americano de Nativismo de Santa Rosa, Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, Coxilha Nativista de Cruz Alta, Seara de Carazinho, Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul, Vindima de Flores da Cunha, Escaramuça da Canção de Triunfo, Feitoria de São Leopoldo,Moenda da Canção de Santo Antonio da Patrulha.

É o autor da letra da música "Diário", composta por Paulo Nascimento, gravada por Ney Matogrosso, como tema do filme "Diário do Novo Mundo", com Daniela Escobar e Edson Celulari como protagonistas.

TEXTOS DE DILAM CAMARGO

Textos

O ato de ler

Os jacarandás da Praça da Alfândega voltam a florir. À sua sombra milhares de livros estarão à disposição de leitores em mais esta edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Homens e mulheres, jovens e crianças, poderão se dedicar a um ato unicamente humano e civilizado: o ato de ler.

O ato de ler é um ato de recriação do mundo. Nos primeiros sete segundos de leitura já um mundo novo é criado pelo leitor no fecundo espaço da sua imaginação. A geografia física e espiritual do mundo ficcional e poético surge diante de quem lê, que passa então, a reescrever a obra, da qual se torna também o autor.

O ato de ler é um ato de coragem existencial. O leitor joga-se inteiro num universo de narrativas ou de metáforas desconhecidas, construídas pela energia fabulativa e poetizante do escritor, e feitas de toda alma e de todo corpo, sem tréguas e sem piedade, no desvendamento implacável dos recônditos mais complexos ou obscuros da condição humana.

O ato de ler é um ato de fusão dialética entre razão e sensibilidade. No Oriente, sintetiza Confúcio e Lao Tse. No Ocidente, talvez Marx e Freud. O aparato descritivo da razão é fulminado por transcendências, insolitudes, e inquietado por hipóteses de existência incompreensíveis à luz da razão, mas contudo iluminadoras dos variados sentidos da vida.

O ato de ler é um ato de encantamento. Para uma "humanidade que não suporta tanta realidade" , como sabe T.S. Eliot, a leitura é uma viagem segura para a nau insensata da sensibilidade, levando-a a paragens e a estágios supra-racionais, fazendo-a perder-se, mas não completamente. Quando o leitor fecha um livro, às vezes a contragosto, recobra o seu estado de normalidade, sem correr altos riscos.

O ato de ler é um ato fundador de atitudes. O fio de descobertas, de revelações, através de personagens e metáforas, desata-se em outros atos que vão entrelaçando tecidos espirituais, fortalecendo sínteses morais, quando então se condensam no elemento espiritual de uma nova atitude. E esta, do fundo do ser, oferta ao caráter um novo molde psíquico, regenerador da personalidade.

O ato de ler é um ato de amor e de crença na espécie humana e em si mesmo.

Nenhum comentário: